Mudas de hortaliças, legumes e frutas são distribuídas pela prefeitura em Alto Araguaia

[caption id="attachment_22146" align="alignleft" width="351"]DSC03330 Reunião foi na sexta-feira no gabinete do prefeito Maia Neto. Novo encontro será marcado e assunto volta à carga[/caption] Alto Araguaia, MT – Uma reunião na tarde desta quinta-feira (08/07) marcou a discussão inicial para implantação do transporte coletivo urbano no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). O encontro, que contou com a presença do prefeito Maia Neto (PR), autoridades locais, representantes de Santa Rita do Araguaia (GO) e das empresas Louis Dreyfus e Galvani, durou cerca de uma hora. A ideia da implantação de linhas regulares é atender o perímetro urbano das duas cidades e às pessoas que necessitam de deslocamento até o terminal ferroviário, distante 14 km da área central. O prefeito Maia Neto (PR) sugeriu que se busque informações sobre os trâmites adotados para implantação do transporte coletivo em Barra do Garças, que atende as cidades de Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças-GO. Mesmo distante 250 km, Alto Araguaia e Barra do Garças possuem a particularidade de fazer fronteira com o Estado de Goiás. “Iniciamos a discussão de um importante projeto para beneficiar os moradores de Alto Araguaia e Santa Rita. Foi apenas o primeiro passo. Teremos novos encontros para discutir o assunto”, destacou o prefeito. O secretário de administração de Alto Araguaia, professor Romildo José de Oliveira, se comprometeu em manter contato com representantes da prefeitura de Barra do Garças para buscar mais informações sobre o projeto. “Vamos imediatamente manter os primeiros contatos para buscar dados para que possamos ter o modelo adotado em Barra do Garças como espelho para Alto Araguaia”, disse o secretário. Tanto em Alto Araguaia quanto em Santa Rita do Araguaia, o transporte é feito por moto-táxi e ou táxis. O gerente de Recursos Humanos (RH) da Louis Dreyfus, Cristiano Mundim, disse que a empresa tem interesse na implantação do transporte coletivo. Além dele, participou da reunião a coordenadora de RH da empresa, Katiucia Barbosa Freitas. O encontro contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Alto Araguaia, Wanderalques de Castro, o Wando (PR); o procurador jurídico do município Ney Pereira de Souza; do presidente da Câmara de Vereadores Demerval Carvalho de Freitas e do secretário de administração Marcos Antônio Correa, ambos de Santa Rita do Araguaia (GO). Um novo encontro voltará a acontecer para discutir o assunto. Reunião para discutir cursos Além do transporte urbano, outro assunto abordado foi cursos para atender demanda de mão-de-obra de empresas que atuam no terminal ferroviário. A prefeitura de Alto Araguaia mantém um termo de cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que oferecerá mais de 1,2 mil vagas em cursos profissionalizantes até final de 2013. Um novo encontro nos próximos dias com executivo, SENAI e representantes de empresas do terminal ferroviário irá discutir deficiência de mão-de-obra específica. A Louis Dreyfus se propôs a oferecer espaço na unidade para aulas práticas. “Foi um tema muito importante abordado. Vamos promover uma nova reunião para alinhar o discurso e trazer para Alto Araguaia cursos que atendam a demanda das empresas”, garantiu o prefeito Maia Neto.